O jornalista
Ricardo Lopes da Fonseca, que estuda sobre mecânica há mais de duas
décadas e já se aventurou como piloto participando até do Rali
Paris-Dakar, vai escrever sobre o assunto e responder às perguntas dos
internautas. O tema desta semana é tipos de carrocerias. Quantos e quais
são? É importante saber isso?
Você, provavelmente, nunca deve ter ouvido alguém falar que
adoraria ter um carro do tipo notchback. Mas não se preocupe, pois é
comum as pessoas não saberem diferenciar o tipo de carrocerias dos
carros. Mas aí vem a pergunta: isso é importante? Sim, para não comprar
gato por lebre. Como assim? Na nota fiscal e, depois, no documento do
carro devem estar especificadas a versão e a carroceria do modelo. O
cuidado a tomar é que, conforme a variação da carroceria, o preço
difere. Sabendo disso, alguns "espertos", principalmente no mercado de
usados, colocam à venda um carro com carroceria X a preço de carroceria Y
– mais cara.
Apenas para ilustrar, a carroceria é a estrutura que envolve o veículo e que define a sua aparência. De modo geral, é constituída pela área reservada ao motor, área interna para os passageiros e porta-malas. O termo vem da época das carruagens fechadas. No surgimento dos primeiros carros, o usuário comprava apenas o chassi e o motor, exatamente como acontece com os ônibus atualmente. Cabia ao dono procurar uma empresa para encarroçar o automóvel.
Hoje em dia temos dois tipos de plataformas para os carros.
Algumas ainda são montadas sobre o chassi e, as mais modernas, fazem
parte da estrutura do carro. Esse último é um conceito de construção
conhecido como monobloco, que se tornou o modelo adotado pela maioria
dos veículos atuais.
Desde os primeiros automóveis, a busca por carrocerias mais leves é um dos grandes desafios das montadoras. As pesquisas são incessantes e testam todos os materiais possíveis. Alumínio, titânio e fibra de carbono são os materiais nobres mais utilizados em modelos exclusivos. Os modelos mais usuais, entretanto, são feitos de aço.
Desde os primeiros automóveis, a busca por carrocerias mais leves é um dos grandes desafios das montadoras. As pesquisas são incessantes e testam todos os materiais possíveis. Alumínio, titânio e fibra de carbono são os materiais nobres mais utilizados em modelos exclusivos. Os modelos mais usuais, entretanto, são feitos de aço.
Veja os tipos de carrocerias
- Hatchback (hatch) tem como característica principal dois volumes bem diferentes: habitáculo dos passageiros e o motor. O termo em inglês remete à idéia de uma ampla janela (escotilha) que se abre e dá acesso ao porta-malas e interior do veículo. Visualmente chamam atenção pelo desenho da traseira, que termina em uma única linha. Somando-se a porta do bagageiro, podem ser encontrados em versões de três ou cinco portas. Geralmente é o modelo de entrada das marcas. Bons exemplos são: Volkswagen Gol, Chevrolet Celta, Ford Ka, Peugeot 206 e Fiat Palio.
- Fastback é parecido com o hatchback, mas conta com a parte traseira mais longa. O teto segue abaixando até o porta-malas no desenho moderadamente encurvado. A porta traseira dá acesso ao interior. O fastback mais popular é o Ford Mustang. Outros exemplos são o Chevrolet Kadett e o Ford Escort.
- Notchback é um carro muito parecido com o fastback, porém, o porta-malas é menor a ponto de não formar um volume independente como nos sedãs. Exemplos: Chevrolet Astra, Fiat Stilo, Citroen Xsara e Renault Laguna.
-
Sedã (sedan) possui três volumes, de
duas ou quatro portas. É um tipo comum, cujo formato a maioria das
pessoas distingue facilmente. É composto pelo motor, habitáculo dos
passageiros e porta-malas, sendo cada área bem definida. A linha que
define a dianteira é semelhante ou igual à traseira. O compartimento
traseiro é externo ao habitáculo e sua tampa não inclui o vidro
traseiro. Alguns dos exemplos são: Toyota Corolla, Honda Civic, Ford
Fusion, Volkswagen Jetta, Fiat Siena e Chevrolet Vectra.
- Cupê (coupé) é uma das versões que possui o maior número de interpretações. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), o que define um cupê é o carro de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 litros) de espaço interno. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com o teto baixo e coluna traseira inclinada. Bons exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé.
- Cupê (coupé) é uma das versões que possui o maior número de interpretações. Oficialmente, o que difere um cupê de um hatchback ou de um fastback é o volume interno. De acordo com a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), o que define um cupê é o carro de teto rígido com menos de 0,93 m³ (934 litros) de espaço interno. De maneira sucinta, são os carros com denotação esportiva, de duas portas e três volumes, com o teto baixo e coluna traseira inclinada. Bons exemplos: Porsche 356, 911 e Maserati Coupé.
- Conversível, de uma forma geral, é
todo carro com capota de lona ou rígida escamoteável. São os modelos com
pára-brisa fixo e capota dobradiça que, quando fechada, deixa o carro
com as linhas de um cupê. Ou seja, "convertido" em sua versão
tradicional. Bom exemplo é o Peugeot 308 CC.
- Cabriolet é apontado pela indústria automobilística como a versão que designa vários tipos de conversíveis, mas é mais aplicado a veículos derivados de cupês, com dois ou quatro lugares e com santantonio, seja rígido ou de levantamento automático. Exemplo: Mercedes CLK Cabrio.
- Targa é o conversível com teto rígido – metálico. Geralmente é uma área quadrada removível logo acima dos ocupantes. É uma terminologia empregada inicialmente pela Porsche. Praticamente não se modifica as linhas gerais do carro. Os exemplos mais conhecidos são o Porsche 911 Targa, o Miura Targa e o Pontiac TransAm Targa.
- Roadster é um carro projetado para uso rotineiro nas estradas. Possui assento para apenas duas pessoas, que ficam recuadas até a altura do eixo traseiro. A dianteira é bem pronunciada e a predominância é puramente esportiva. Conta com dois lugares e santantonio. Os exemplos clássicos nos dias de hoje são o Audi TT Roadster e o BMW Z4.
- Spyder é uma das versões preferidas pelas marcas italianas. São conversíveis, parecidos com roadsters, mas que levam mais dois passageiros. Exemplo: Maserati Spyder e Alfa Romeo Spider.
- Cabriolet é apontado pela indústria automobilística como a versão que designa vários tipos de conversíveis, mas é mais aplicado a veículos derivados de cupês, com dois ou quatro lugares e com santantonio, seja rígido ou de levantamento automático. Exemplo: Mercedes CLK Cabrio.
- Targa é o conversível com teto rígido – metálico. Geralmente é uma área quadrada removível logo acima dos ocupantes. É uma terminologia empregada inicialmente pela Porsche. Praticamente não se modifica as linhas gerais do carro. Os exemplos mais conhecidos são o Porsche 911 Targa, o Miura Targa e o Pontiac TransAm Targa.
- Roadster é um carro projetado para uso rotineiro nas estradas. Possui assento para apenas duas pessoas, que ficam recuadas até a altura do eixo traseiro. A dianteira é bem pronunciada e a predominância é puramente esportiva. Conta com dois lugares e santantonio. Os exemplos clássicos nos dias de hoje são o Audi TT Roadster e o BMW Z4.
- Spyder é uma das versões preferidas pelas marcas italianas. São conversíveis, parecidos com roadsters, mas que levam mais dois passageiros. Exemplo: Maserati Spyder e Alfa Romeo Spider.
- Perua (station wagon), também chamada
por break ou caminhoneta, é derivada dos hatchbacks, sedãs, fastbacks ou
até mesmo cupês. Podem ter três ou cinco portas. É conhecida como carro
família e basicamente tem o habitáculo dos passageiros estendido até o
porta-malas. A tampa da mala envolve a janela traseira e a capacidade de
bagagem é muito maior. Os modelos no mercado possuem diversas
denominações: Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati, Audi Avant, Xsara
Break, BMW Touring, etc.
- Minivan é conhecida como veículo monovolume, pois o compartimento do motor, a cabine e o porta-malas formam um único volume. No exterior, é chamada de MPV (Multi Purpose Vehicle). É um carro versátil, que está situado entre as peruas e as vans. Contudo, as minivans não costumam ser maiores que as peruas, uma vez que compartilham a mesma plataforma. Dentre as características básicas estão a posição de dirigir mais alta e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos. Exemplos: Renault Scénic, Chevrolet Zafira, Mercedes Classe A e Citroën Picasso.
- Van é projetada para carregar o maior número possível de pessoas. Varia em tamanho e forma, mas geralmente conta com carrocerias que priorizam o aproveitamento do espaço em detrimento do estilo. Tem teto alto e amplo espaço interno. Melhores exemplos: Kia Besta, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Volkswagen Kombi, pioneira nesse segmento.
- Furgão é parecido com a van, mas com foco no transporte de carga. Normalmente tem o habitáculo separado da carga. O exemplo mais popular é o Fiat Fiorino. Outros são: Fiat Doblò, Peugeot Boxer, Fiat Ducato.
- Minivan é conhecida como veículo monovolume, pois o compartimento do motor, a cabine e o porta-malas formam um único volume. No exterior, é chamada de MPV (Multi Purpose Vehicle). É um carro versátil, que está situado entre as peruas e as vans. Contudo, as minivans não costumam ser maiores que as peruas, uma vez que compartilham a mesma plataforma. Dentre as características básicas estão a posição de dirigir mais alta e uma extensa possibilidade de configuração dos bancos. Exemplos: Renault Scénic, Chevrolet Zafira, Mercedes Classe A e Citroën Picasso.
- Van é projetada para carregar o maior número possível de pessoas. Varia em tamanho e forma, mas geralmente conta com carrocerias que priorizam o aproveitamento do espaço em detrimento do estilo. Tem teto alto e amplo espaço interno. Melhores exemplos: Kia Besta, Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Volkswagen Kombi, pioneira nesse segmento.
- Furgão é parecido com a van, mas com foco no transporte de carga. Normalmente tem o habitáculo separado da carga. O exemplo mais popular é o Fiat Fiorino. Outros são: Fiat Doblò, Peugeot Boxer, Fiat Ducato.
- Utilitário esportivo (SUV - Sport
Utility Vehicle) é uma espécie de perua derivada de uma picape. Apesar
de, atualmente, todos os carros 4x4 com características esportivas serem
enquadrados nesse segmento, ele engloba carros grandes, sofisticados,
de aparência robusta e, muitas vezes, com preço de venda elevado. Possue
bom desempenho fora-de-estrada, motor potente e diversos itens de luxo.
Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Jeep Cherokee, Nissan
Pathfinder e Pajero Full são exemplos conhecidos.
- Jipe é um veículo dotado de tração nas quatro rodas com desenvoltura para enfrentar terrenos ruins e acidentados. Inicialmente destinado ao uso militar e fabricado pela marca Willys, o carro ficou conhecido como General Purpose Vehicle – veículo para uso geral, ou GP - "gee-pee" (soletrando em inglês). Dessa expressão é que surgiu o Jeep, aportuguesado para jipe. Exemplos: Troller T4, Jeep Wrangler, Toyota Bandeirantes e Land Rover 110.
- Crossover é basicamente o termo a se aplicar a qualquer carro urbano com características, sejam funcionais ou decorativas, de veículos off-road. Porém, é um modelo que está se tornando comum no mercado brasileiro, porém, com outro conceito. Originalmente, era para ser um veículo com carroceria enquadrada entre o utilitário esportivo e a perua, como por exemplo, o Subaru Outback, o Mitsubishi AirTrek e o Nissan Murano. Porém, o termo passou a designar carros com pequenas modificações, digamos assim, com certo ar aventureiro. Bons exemplos são a Palio Adventure e o Volkswagen Crossfox.
- Jipe é um veículo dotado de tração nas quatro rodas com desenvoltura para enfrentar terrenos ruins e acidentados. Inicialmente destinado ao uso militar e fabricado pela marca Willys, o carro ficou conhecido como General Purpose Vehicle – veículo para uso geral, ou GP - "gee-pee" (soletrando em inglês). Dessa expressão é que surgiu o Jeep, aportuguesado para jipe. Exemplos: Troller T4, Jeep Wrangler, Toyota Bandeirantes e Land Rover 110.
- Crossover é basicamente o termo a se aplicar a qualquer carro urbano com características, sejam funcionais ou decorativas, de veículos off-road. Porém, é um modelo que está se tornando comum no mercado brasileiro, porém, com outro conceito. Originalmente, era para ser um veículo com carroceria enquadrada entre o utilitário esportivo e a perua, como por exemplo, o Subaru Outback, o Mitsubishi AirTrek e o Nissan Murano. Porém, o termo passou a designar carros com pequenas modificações, digamos assim, com certo ar aventureiro. Bons exemplos são a Palio Adventure e o Volkswagen Crossfox.
- Picape (caminhonete) é um veículo de
transporte de carga em compartimento aberto. O termo é derivado da
palavra inglesa "pick-up" – carregar em português. As picapes são
basicamente compostas por uma cabine com dois lugares (ou cabine duplas,
para cinco pessoas) e uma grande caçamba para cargas. Exemplos: Ford
F250, Ford Courier, Fiat Strada e Chevrolet Montana.
- Limousine é um carro longo, de alto luxo e freqüentemente dirigido por um chofer (motorista). Conta com espaço para, no mínimo, seis pessoas em um habitáculo diferente do motorista. No interior, tem diversos itens de conforto, entre os quais não pode faltar o frigobar.
- Limousine é um carro longo, de alto luxo e freqüentemente dirigido por um chofer (motorista). Conta com espaço para, no mínimo, seis pessoas em um habitáculo diferente do motorista. No interior, tem diversos itens de conforto, entre os quais não pode faltar o frigobar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário