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Posso usar óleo mais grosso em um motor muito rodado?


O óleo mais viscoso (com especificação 20W-60 ou 25W60), comercialmente chamado de óleo de alta quilometragem, é uma medida paliativa para motores que apresentam desgaste acentuado das peças internas (cilindro, pistão, anéis, virabrequim...) e, por causa disso, queimam óleo.

A maneira mais fácil de detectar motores "cansados" é acelerar o carro em ponto-morto e ver se sai fumaça (branca ou azulada) pelo escapamento. Ou, ainda, ver se o nível de óleo está sempre baixando, exigindo complemento recorrente.

Caso haja fumaça, é sinal de que a vedação interna do motor não é a correta e, com isso, o óleo lubrificante está se misturando com o combustível dentro do cilindro na hora da queima (explosão).

É aí que entra o óleo mais viscoso. Por ser mais grosso, ele tampa esses "buracos" e fica mais difícil de passar pelas folgas excessivas do motor muito rodado. O efeito imediato é a diminuição da queima do óleo (menos fumaça).

Em contrapartida, justamente por ser mais grosso, esse tipo de óleo circula com menor rapidez dentro do motor e prejudica a lubrificação das peças. Inclusive, sobrecarrega a bomba de óleo, diminuindo a vida útil da mesma.

Por isso, não é recomendável usar óleos mais viscosos. Muitos vendedores usam este artifício na hora de vender carros usados, para disfarçar a queima de óleo (diminuir a fumaça do escapamento).

O correto é seguir sempre as especificações que constam no manual do proprietário e, caso o motor esteja queimando óleo, mandar fazer a retífica do mesmo (troca das peças internas).

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